Como cancelar compra no cartão de crédito? Em algum momento, os usuários desse modelo de pagamento sentem a necessidade de cancelar suas compras, mas só existem algumas situações em que isso é uma possibilidade.

Os consumidores têm direito de receber o valor que pagaram novamente, independentemente do serviço ou produto adquirido, nas compras realizadas com o cartão de crédito.

Porém, não são todos os casos que essa é uma possibilidade. Sendo assim, é importante estar atento a esses pontos. Confira, a seguir, mais detalhes de como cancelar compras no cartão de crédito.

No Meu Cartão de Crédito você encontra todas as dicas para escolher o cartão que mais tem a ver com você. Confira!

Descubra como cancelar compra no cartão de crédito

Embora receber os valores pagos seja um direito dos consumidores, em algumas situações isso não é possível. E, para ter esse direito preservado, é importante saber como cancelar compra no cartão de crédito

De maneira geral, o cancelamento pode ser feito da seguinte maneira: entrando em contato com a instituição financeira que emitiu o cartão, explicando o motivo do cancelamento e esperando o estorno. 

É comum que os valores que não são restituídos no mesmo momento, retornem na próxima fatura. Normalmente isso não acontece, então é importante estar atento às formas para cancelar suas compras com o cartão de crédito. 

Em quais situações é possível cancelar as compras com o cartão de crédito?

Mesmo que cancelar uma compra com o cartão de crédito seja algo simples, é importante descobrir em quais situações essa é uma possibilidade. Confira, a seguir, quais momentos são esses. 

1. Quando houver erro na cobrança

Nessas situações, os consumidores podem pedir para o estabelecimento em que a compra foi feita, para que o valor seja estornado. E, na sequência, esperar que uma nova cobrança seja realizada. 

Porém, se o estabelecimento se recusar a efetuar esse estorno, entre em contato imediatamente com a instituição financeira, solicitando que o cancelamento da compra seja feito. 

2. Quando desistir de comprar algo da internet ou do telefone

De maneira geral, os consumidores podem solicitar o cancelamento da compra feito a distância dentro de um prazo de 7 dias, sem a necessidade de apresentar qualquer justificativa para isso. 

Esse procedimento é conhecido como “direito do arrependimento”, o qual é assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. Vale ressaltar que quem vendeu fica responsável pelo estorno do valor do cartão. 

3. Quando o preço que foi cobrado está errado 

Assim que realizar uma nova compra em um estabelecimento, mas observar que o valor cobrado foi maior do que está sendo apresentado, os titulares podem solicitar o estorno do valor. Vale ressaltar que isso pode ser visto na própria nota fiscal. 

4. Quando o produto não é entregue dentro do prazo

Quando o consumidor comprar um produto em um estabelecimento, seja físico ou virtual, mas ele não for entregue dentro do prazo, é seu direito solicitar que o cancelamento da compra seja feito. 

Esse mesmo direito é válido nas situações em que um serviço é contratado, mas não é devidamente realizado. Ou seja, em ambos os casos, os consumidores podem cancelar a compra.

5. Extrato de compras que você não realizou 

Alguns consumidores relatam que, ao ver o extrato da fatura de seu cartão, observaram uma compra que não realizaram. E, ao contrário das demais situações, é essencial entrar em contato imediatamente com a instituição financeira. 

Afinal, cabe a instituição financeira cancelar a compra no mesmo momento. Se você não tiver certeza do que ocorreu, o seu cartão será cancelado. Mas não há motivos para se preocupar, um novo modelo será enviado até a sua residência em poucos dias. 

O que fazer para cancelar compras parceladas com o cartão de crédito?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cancelar compra no cartão de crédito parcelada. E, quando essa for uma necessidade, vale ressaltar que somente o valor que foi quitado será devolvido. 

Mesmo que esse seja um direito dos consumidores, alguns consumidores não conseguem o estorno do valor que foi pago. Nessas situações, é importante que uma reclamação seja aberta nos serviços de defesa do consumidor. 

Os consumidores também podem conseguir o auxílio necessário entrando em contato com a emissora do cartão. Ou seja, relatar o problema no SAC, esperando até que o retorno seja feito. 

como cancelar compra no cartão de crédito

Quais são os deveres do consumidor?

Uma dica muito importante de como cancelar compra no cartão de crédito é: quando efetuar uma compra, mas não gostar do produto, confira no site da empresa sobre a política de devolução. 

Esse ato pode evitar várias situações conflituosas. Afinal, em algumas situações, a empresa não é obrigada a devolver o valor que foi pago. Sem contar que os consumidores também têm alguns direitos a seguir. 

Aliás, sempre verifique sobre isso quando estiver pensando em comprar algo, essa é a melhor maneira de evitar situações desagradáveis. Normalmente essas informações estão disponíveis no próprio site da empresa. 

Como cancelar compra no cartão de crédito?